sábado, 16 de março de 2019

Campanha por uma infância sem racismo desenvolvida no Grupo Escoteiro do município de Arapiraca.



No dia 16 de março de 2019 no Grupo Escoteiro Marechal João Batista Mascarenhas de Morais – 003/AL, localizado na Rua Manoel Francisco, SN, Santa Edwiges, Arapiraca – AL, 57310-380. Foi realizada uma reunião com os integrantes do Núcleo de Adolescentes de Arapiraca para assistir vídeos que questionam o racismo e para discutir a promoção da equidade racial no Brasil. Em seguida, foi promovido uma roda de conversa sobre como a adolescência é impactada pelo racismo, e quais seriam as estratégias para fazer uma campanha contra o racismo no município de Arapiraca.




Realizamos debates e os jovens do NUCA contribuiu respondendo estes questionamentos:
Quem seriam os atores a serem mobilizados?
R.: Os atores envolvidos são estudantes, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte, Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente de Arapiraca, Conselho Tutelar, Jornais, rádios e televisão.
Que mensagem importante transmitir com esta campanha?
R.: Os jovens do NUCA do movimento escoteiro pensou que algumas faixas e outdoor espalhadas no município de Arapiraca passaria uma boa mensagem e eles apresentaram algumas frases: “Racismo é Crime”, “Somos todos iguais, o que nos diferencia de nós, é o nosso preconceito… (Everton Carlos)”.
Como a adolescência é impactada pelo racismo?
R.: O impacto do racismo é emocional e pode gerar a depressão e o isolamento.
Quais seriam uma estratégia para fazer uma campanha contra o racismo em seu município.
R.: O NUCA pensou que a Secretaria de Educação e Esporte pode iniciar uma campanha contra o racismo nas escolas em parceria com o CMDCA e o Conselho Tutelar.




Foi muito importante e significativo mobilizar os jovens escoteiros e criar o NUCA para trabalhar questões de Cidadania. Acredito que este trabalho será significativo para desenvolvermos o protagonismo juvenil.