Insígnia Mundial de Meio Ambiente
Desejamos que todo o jovem que tenha sido um
Escoteiro faça o melhor possível para ser, na idade adulta, um
Homem ou uma Mulher AMANTE DA NATUREZA E CAPAZ DE RESPEITAR SUA
INTEGRIDADE.
Mesmo no tempo em que ainda nem existia a
palavra "Ecologia", a preocupação com a preservação com o
meio-ambiente já estava presente no Movimento Escoteiro.
Baden-Powell insistiu sempre em afirmar que
"o Escoteiro vê a natureza como obra de Deus, e protege os
animais e as plantas".
No Movimento Escoteiro, temos consciência de
que a natureza é uma unidade viva de extrema complexidade,
constituída pelas relações mútuas entre um número muito grande
de espécies vegetais e animais em um ambiente determinado.
A conquista da Insígnia Mundial de
Meio Ambiente oferece a você a oportunidade de conhecer um
pouco mais sobre as complexas relações entre o Homem, a
sociedade e o ambiente em que vivemos, e pode ajudá-lo a
desempenhar um papel bastante importante no esforço para fazer
com que essas relações se desenvolvam sem colocar em risco o
futuro das próximas gerações.
Como as Especialidades, a Insígnia Mundial de
Meio Ambiente pretende ser um ponto de partida, estimulando-o
na obtenção e no exercício de conhecimentos em torno de 5
objetivos:
![]() |
Ar e Água A humanidade e os sistemas naturais têm de ter água potável e ar puro |
![]() |
Habitats e Espécies O habitat natural deve ser suficiente para a sobrevivência das espécies nativas |
![]() |
Substâncias perigosas O risco de substâncias perigosas para a população e para o ambiente deve ser minimizado |
![]() |
Melhores práticas ambientais As melhores práticas ambientais devem ser utilizadas |
![]() |
Riscos ambientais e desastres naturais A humanidade deve estar preparada para responder aos desastres ambientais e às catástrofes naturais |
Dentro de cada objetivo as etapas são adequadas a
faixa etária de cada ramo. Assim as tarefas são propostas
dentro de uma progressiva complexidade.
Aceite mais esse desafio e
estabeleça como sua meta pessoal conquistar a Insígnia Mundial de Meio Ambiente |
Faça da
conquista da I.M.M.A. mais uma oportunidade para desenvolver sua
capacidade de planejar e executar o trabalho EM EQUIPE. Mobilize seus amigos mais chegados, converse
com sua Matilha ou Patrulha, e tente envolver a todos na
fascinante tarefa de conhecer um pouco melhor o mundo em que
vivemos. Alem de ser importante para o seu desenvolvimento
pessoal, o trabalho em equipe tornará possível e facilitará a
execução de algumas tarefas incluídas nas diferentes ETAPAS.
Um
Certificado e um Distintivo
A conquista da Insígnia Mundial de
Meio Ambiente será reconhecida
pela emissão de um certificado e pela entrega de um distintivo
de acordo com o Ramo.
![]() |
![]() |
![]() |
O distintivo correspondente à Insígnia
Mundial de Meio Ambiente é um círculo com
5,5 cm
de diâmetro, bordado sobre tecido branco, mostrando ao centro o
continente Antártico, outras formas que não mostram nenhum
continente em especial, e o símbolo da Organização Mundial
do Movimento Escoteiro, circulados por uma corda nas cores
azul, verde ou roxo correspondendo aos Ramos Lobinho,
Escoteiro ou Sênior, respectivamente.
A IMMA é usada acima do bolso esquerdo da
camisa do uniforme ou traje Escoteiro, acima dos demais
distintivos usados nessa mesma posição; quando usada em conjunto
com o Cruzeiro do Sul, deverá ficar à esquerda deste, com ambos
colocados em simetria, em relação ao centro do bolso.
Uma vez conquistada a Insígnia Mundial de
Meio Ambiente você terá o direito
de usar o distintivo correspondente após a mudança de Ramo até
que se conquiste a insígnia correspondente ao novo Ramo ou
que o deixe.
Veja alguns itens que devem ser cumpridos dentro de
cada ramo e adquira o GUIA da Insígnia Mundial do Meio Ambiente
para maiores esclarecimentos.
![]() Ar e Água A humanidade e os sistemas naturais têm de ter água potável e ar puro |
![]() |
Explorar as fontes de água limpa e ar puro no meio
ambiente local
Entender as formas como a água e o ar podem ser limpos
naturalmente |
![]() |
Explorar as fontes de água limpa e ar puro no meio ambiente local
Identificar as ameaças para a água limpa e o ar puro no meio ambiente local e global e sugerir soluções |
![]() |
Explorar as fontes de água limpa e ar puro no meio
ambiente local
Demonstrar a relação entre as ações pessoais e a disponibilidade de água limpa e ar puro no meio ambiente |
![]() |
Habitats e Espécies O habitat natural deve ser suficiente para a sobrevivência das espécies nativas |
![]() |
Explorar a área local. Descobrir espécies locais de plantas e animais e as necessidades de seu habitat.
Demonstrar conhecimento sobre alguns contrastes entre os habitats naturais. |
![]() |
Explorar uma área natural próxima.
Entender as conexões entre os ecossistemas das espécies nativas
de plantas e animais e as suas necessidades de habitat.
Se conscientizar sobre os problemas de conservação no mundo que afetam a biodiversidade. |
![]() |
Explorar a área local.
Entender as conexões do ecossistema das espécies nativas de
plantas e animais e as suas necessidades de habitat
Demonstrar a relação entre as ações pessoais e a disponibilidade dos habitat naturais para suportar as espécies nativas.Conhecer os problemas mundiais da conservação que estão afetando a biodiversidade |
![]() |
Substâncias perigosas O risco de substâncias perigosas para a população e para o ambiente deve ser minimizado |
![]() |
Chamar a atenção para as substâncias perigosas para o meio ambiente.
Explicar as formas para reduzir este risco para pessoas, plantas e animais. |
![]() |
Estar alerta para substâncias nocivas no meio ambiente local e identificar suas fontes.
Demonstrar que ações individuais podem ser feitas para reduzir o
risco das substâncias tóxicas para as pessoas e para o ambiente ao
redor. |
![]() |
Explicar o impacto local das substâncias nocivas para as pessoas e
o ambiente ao redor e o que pode ser feito por indivíduos, grupos e
pela comunidade para reduzir estes riscos.
Compreender o impacto global das substâncias nocivas e como ações locais podem mudar o meio ambiente. |
![]() |
Melhores práticas ambientais As melhores práticas ambientais devem ser utilizadas |
![]() |
Mostrar conscientização de como nossas ações afetam o meio ambiente e modos alternativos para causar menor impacto.
|
![]() |
Reconhecer como nós estamos ligados com o meio ambiente, e como
podemos fazer boas escolhas sobre nossas ações, que no final podem
minimizar o impacto no meio ambiente.
Identificar as melhores práticas ambientais na sua área local.
Demonstrar como soluções locais podem ter impacto nos problemas
ambientais mundiais |
![]() |
Explicar como nossas escolhas de ação e de responsabilidade, como
indivíduos, grupo, comunidade e país podem afetar o meio ambiente.
Entender como podemos alterar as nossas ações para melhorar o
nosso impacto no meio ambiente. Demonstrar como soluções locais podem
ter impacto nos problemas ambientais mundiais |
![]() |
Riscos ambientais e desastres naturais A humanidade deve estar preparada para responder aos desastres ambientais e às catástrofes naturais |
![]() |
Ser capaz de reconhecer diferentes tipos de riscos ambientais e catástrofes naturais.
Demonstrar como estar preparado e reagir aos riscos ambientais e às catástrofes naturais na área local. |
![]() |
Ser capaz de reconhecer diferentes tipos de riscos ambientais e desastres naturais e explicar porque eles ocorrem.
Demonstrar como ajudar outras pessoas a estarem prontas para
responder aos diversos riscos ambientais e desastres naturais na sua
localidade. |
![]() |
Ser capaz de reconhecer diferentes tipos de riscos ambientais e desastres naturais e explicar porque eles ocorrem.
Demonstrar como ajudar outras pessoas a estarem prontas para
responder aos diversos riscos ambientais e desastres naturais na sua
localidade.
Explicar como as mudanças no meio ambiente podem influenciar perigos
ambientais e catástrofes naturais
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário