ACAMPAMENTO
REGIONAL RAMO ESCOTEIRO, SÊNIOR E PIONEIRO. (ARESP)
3ª ACAMPAMENTO
DE TÉCNICAS ESCOTEIRAS – (ACAMPTEC)
(ARESP)
Atenção Escoteiros do Estado de Alagoas, dias 24 e 25 desse mês estará sendo sediado o 3° ACAMPTEC, para os ramos , Escoteiro, Sênior, e Pioneiro. vamos mais uma vez nos encontrar em um dos acampamentos mais esperados do ano. muita competiç...ão esta programada para esse ano.
LISTA DE
COMPONENTES PARA ARRUMAR A MOCHILA
A relação de materiais e equipamentos a seguir,
procura orientar o que levar numa atividade de campo. Lembre-se que um
escoteiro tem de ser capaz de levar sua própria mochila, portanto observe estes
princípios básicos:
Quanto menos peso fica melhor para a sua saúde.
Quanto menos volume melhor ainda.
Todo material deve ser identificado com o seu
nome.
Leve roupa e tênis confortáveis e de
preferência mais velhos.
Na mochila coloque cada item num saco plástico,
cuidado para que as roupas, toalha e coisas macias fiquem no lado que estará em
contato com suas costas e coisas pontiagudas e pesadas no fundo da mochila.
Objetos que serão usados frequentemente devem ser colocados na parte de cima
(material de higiene, prato, caneca, objetos que sempre estará necessitando
utilizar durante as atividades do dia).
O que levar para um acampamento de, 2 dias, vou
ajudar com algumas dicas.
O material listado a seguir é suficiente para
um acampamento de 2 dias (1noites).
Qualquer coisa adicional significa que você
esta desejando levar mais peso e volume, cuidado na hora de organizar a sua
mochila.
INFORMAÇÕES GERAIS E REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO
1. TEMA, DATA e LOCAL
Tema do Acampamento: TERRA: CONTRUINDO O MUNDO QUE QUEREMOS
Data
e local: 24 a 25 / MAIO / 2014
– Chácara do Chefe Rudney – Bairro: Mangabeira – Povoado Serra dos Ferreiras - Arapiraca/AL
Horário: Abertura Oficial, 6h. dia 24/5.
2. A
PROPOSTA EDUCATIVA
A proposta educativa do III-ACAMPTEC está
fundamentada nos conceitos básicos do Movimento Escoteiro envolvendo técnicas e
ações educativas voltadas para as conquistas de especialidades, contribuindo na
formação de pessoas comprometidas com a Comunidade, que assumam
responsabilidades na construção de um mundo melhor. Pretendemos que o
Acampamento Regional, além de ser um ambiente de amizade e integração, seja um
espaço para informar, conscientizar e comprometer os jovens em ações e projetos
concretos que ajudem na construção do mundo que almejamos.
3.
INFRA-ESTRUTURA DISPONIBILIZADA
3.1
Traslado ao Acampamento Regional: é de responsabilidade dos Grupos Escoteiros a chegada e partida do
Acampamento Escoteiro Regional a organização do evento não disponibilizará
qualquer transporte para traslado.
3.2
Abertura do Campo, Recepção e Fechamento do Campo: o campo estará aberto a partir das 06h. do dia
24 de maio. O Campo deverá estar totalmente desocupado até às 17h. do domingo
dia 25 de maio.
3.3
Área de acampamento: o “Campo”
estará a cargo de um “Chefe de Campo” e dividido em Sub-campos por ramo (escoteiro,
sênior e pioneiro) que serão dirigidos por equipes compostas por 2 membros, dos
quais 1 será o Chefe de Sub-campo e 1 seu Assistente.
Obs.
nº1.: O campo não esta adequado para o Ramo Lobinho, neste caso este ano o
III-ACAMPTEC não recebera o Ramo Lobinho.
Obs.
nº2.: A área de acampamento esta com cerca e neste caso teremos áreas
demarcadas de acesso aos locais de campo e vai ter locais que não vai ser
possível acesso por conta que temos áreas com plantio de feijão e outras
culturas delimitando ainda mais os espaços.
Obs.
nº3.: Não teremos acesso a casa.
Obs.
nº4.: Teremos acesso a escola.
3.4
Tropas: cada Tropa terá uma
onde deverão se instalar as 3 patrulhas e os 4 Escotistas, sendo um deles o
Chefe da Tropa.
3.5
Atendimento Médico: a organização
do III-ACAMPTEC manterá uma equipe de primeiros socorros de Escotistas e Chefes
do 3º/AL, na área de acampamento, para atendimentos de urgência. Casos que
necessitem outro tipo de atendimento serão encaminhados à rede hospitalar. Os
participantes filiados a planos de saúde ou com seguro-saúde devem levar suas
credenciais.
3.6 Centro
Comercial: no III-ACAMPTEC funcionará
um centro comercial que estará disponibilizando serviços tais como: Loja
Escoteira.
4.
NORMAS DE ACAMPAMENTO
4.1
Identificação e circulação:
durante todo o evento o participante deverá utilizar a credencial escoteira
para identificação e circular somente dentro das áreas delimitadas.
4.2
Normas da UEB
4.2.1
Atitudes e Comportamento: O III-ACAMPTEC
é um local de encontro, intercâmbio e amizade, o marco de valores propostos na
Lei e Promessa Escoteira. Caso não se respeite as normas ou instruções
apresentadas pela Comissão Organizadora, será verificada, junto ao responsável
pela Delegação, a medida apropriada a ser adotada, podendo, inclusive, culminar
na exclusão do participante, do III-ACAMPTEC. Na hipótese de exclusão de um
“jovem”, um adulto da delegação acompanhará o mesmo de volta à sua cidade de
origem onde será entregue aos responsáveis legais. O Jovem e/ou seu responsável
legal respondem pelo pagamento de todas as despesas decorrentes de tal situação
tanto relativas ao “jovem” quanto às do adulto que saiu do III-ACAMPTEC para
acompanhá-lo.
4.2.2
Apresentação pessoal: nas
cerimônias oficiais de abertura e encerramento deverá ser utilizado o uniforme
ou traje escoteiro constante no P.O.R.
4.3.3
Relações interpessoais: não
são permitidas atitudes, ações ou atividades que afetem a integridade dos
participantes, sejam físicas, psíquicas, morais ou sua estabilidade emocional.
Homens e mulheres devem manifestar respeito mútuo e não demonstrar publicamente
atitudes próprias da intimidade.
4.2.4
Objetos de valor: a
Organização do Evento não é responsável pela guarda dos bens materiais dos
participantes, portanto aconselhamos aos mesmos que identifiquem seus pertences
e que os jovens deixem objetos de valor sob responsabilidade dos adultos que os
acompanham. A organização do evento é responsável pela “segurança pessoal” dos
participantes dentro da área destinada à realização do evento.
4.2.5
Danos e prejuízos: os
participantes serão responsabilizados diretamente por eventuais danos e/ou prejuízos
materiais causados à propriedade de terceiros por atos ou atitudes indevidas.
4.2.6
Furto ou roubo: é causa para
exclusão do III-ACAMPTEC.
4.2.7
Cumprimento de horários: o
cumprimento de horários é uma condição básica, particularmente nos casos em que
sejam necessários traslados para fora da área do III-ACAMPTEC. Para se
assegurar o descanso necessário, deverá ser feito silêncio no período de 00h00
às 06h00.
4.2.8
Fumo e consumo de bebidas alcoólicas: fumar não será permitido e será expressamente proibido consumir bebidas
alcoólicas em todas as áreas do III-ACAMPTEC.
4.2.9
Posse e consumo de drogas: a
posse e/ou consumo de drogas é penalizada por lei nacional.
Qualquer participante que seja surpreendido com
drogas, consumindo ou facilitando a outros, será excluído do III-ACAMPTEC e
encaminhado às autoridades competentes.
4.2.10
Armas: aos participantes não é
permitido o porte ou mesmo uso de qualquer tipo de arma, bem como de
apontadores ou iluminadores a base de “Raio Laser”. O uso de faca e facão será
limitado à necessidade de atividades específicas.
4.2.11
Fogueiras e iluminação:
somente será permitido acender fogueiras em locais determinados para tal. A
iluminação das áreas de acampamento poderá ser feita mediante a utilização de
lampiões, preferencialmente com pilha ou bateria.
4.2.12
Saídas da área de acampamento:
a permanência na área de acampamento e/ou de atividades será obrigatória
durante todo o III-ACAMPTEC. Salvo em situações de urgência, as saídas não
previstas na Programação do III-ACAMPTEC deverão ser autorizadas pela Chefia de
Subcampo ou pelo coordenador, em conjunto com o Chefe da Delegação de Grupo. No
caso de “jovem” deverá haver também a concordância do responsável que o
acompanha no evento.
4.2.13
Segurança: no interior do
Acampamento Regional é missão da Equipe de Segurança integrada por voluntários
escoteiros, cuja principal responsabilidade é velar pelo cumprimento das normas
do evento, para o que se deve prestar plena cooperação. Seus integrantes estarão
devidamente identificados.
4.2.14
Visitas: somente pessoas
expressamente autorizadas pela Comissão Organizadora podem visitar o III-ACAMPTEC.
Visitas de pais, familiares ou amigos poderão ocorrer em dias e horários que
serão estabelecidos para tal.
4.2.15
Comércio: somente será
permitido comércio mediante autorização expressa da Comissão Organizadora do III-ACAMPTEC.
5.
PARTICIPAÇÃO
5.1
Responsabilidade, Coordenação e Organização do evento: a responsabilidade pela realização e
organização do evento é da União dos Escoteiros do Brasil através da Diretoria
Regional de Alagoas. O evento é coordenado por um Comitê, composto pelos
membros da Diretoria Regional de Alagoas.
5.2
Coordenação Local: cada
Diretoria de Grupo Escoteiro designará um responsável que será o elo com a
organização do III-ACAMPTEC e ao qual caberá repassar informações do III-ACAMPTEC
ao Grupos Escoteiro, organizar a montagem das patrulhas e tropas e outras
funções que lhe for atribuída.
5.3
Participantes: o III-ACAMPTEC
é destinado a membros de Associações Escoteiras Locais, reconhecidas pela
Organização Mundial do Movimento Escoteiro.
Jovem - A participação no evento como “Jovem” é
possível para os nascidos entre 12/09/1994 e 12/09/2001. Patrulhas, tropas e
subcampos serão por Ramo – Escoteiro,
Escoteira, Sênior, Guia ou Pioneiro, pioneira - de acordo com as idades dos
jovens.
Escotista - A participação no evento como “Escotista” é
possível para nascidos antes de 12/09/1991 e sua inscrição está condicionada a
existência de inscrições de jovens em seu Grupo/Distrito/Setor/Polo para formar
uma patrulha com nove jovens que estará sob sua responsabilidade.
Equipe
de Serviço - STAFF - A
participação no evento como membro da “Equipe de Serviço – STAFF” é possível
para nascidos antes de 12/09/1994 e está condicionada a necessidade de pessoal
e perfil para a função.
6.
INSCRIÇÃO
6.1
Inscrição: a participação de
associados da UEB, devidamente autorizados, se dará exclusivamente através de inscrição
e pagamento junto ao 3º/AL.
Situações específicas:
·
Jovens:
·
Devem
estar vinculados a uma patrulha e seção.
·
Até o dia
21 de maio de 2014 poderão indicar um Grupo Escoteiro com o qual queiram
participar em uma Patrulha, caso o Grupo ao qual pertençam não tenha vagas em
patrulhas e/ou não tenha conseguido formar uma patrulha para participar do
evento. A indicação do Grupo é meramente informativa, não implicando na
obrigatoriedade de aceitação pela Organização.
·
Escotistas:
·
Que tenham
função de Escotista especificada no SIGUE
·
Equipe de
Serviço:
·
Pioneiros,
Escotistas ou Dirigentes.
·
Poderão
especificar até 3 (três) funções na Equipe de Serviço
·
O Grupo
Escoteiro poderá autorizar a inscrição de participante desde que:
·
O Grupo
seja portador, em 2013, do Certificado de Funcionamento referente ao ano de
2013;
·
O
participante seja membro ativo no Movimento com registro institucional, em
2014, referente ao ano de 2014.
7.3 Envio de Autorização de Participação e
Inscrição de Patrulhas e outros documentos:
·
Autorização
de Participação e inscrição de Patrulha (original) com todas as assinaturas e
outras correspondências devem ser enviadas para:
3º/AL – III-ACAMPTEC
Rua Cícero Torres, nº 741 -Brasília
CEP 57.313-170 – Arapiraca-AL
·
Pedimos
que as fichas sejam enviadas também para o Diretor Presidente do 3º/AL, Chefe
Elinson Soares de Araújo, (até dia 21 de maio de 2014) através do e-mail:
elynson_sa@hotmail.com
7.8
Composição de Patrulhas e Tropas: os Coordenadores de Grupo deverão apresentar a composição das patrulhas
e tropas até o dia 21 de maio de 2014. A Secretaria do Evento manterá a
disposição dos Coordenadores de Grupo as informações necessárias visando
facilitar o trabalho.
7.9
Transporte: considerando a
existência de diversas opções de deslocamento para o III-ACAMPTEC, o 3º/AL não
indicará uma Agência de Transporte “oficial” para o evento. Ficará a critério
do participante, isoladamente ou em conjunto com outros, definir o melhor meio
e forma de transporte para o III-ACAMPTEC.
Obs.:
O 3º/Al vai concentrar-se na Escola 31 de Março no dia 24 de maio de 2014 às
6h. e vamos a pé para o local da atividade do III-ACAMPTEC.
7.10
Uso de imagem: o participante
cede seu direito de imagem para a UEB.
7.11
Seguro de Viagem/Saúde: Todo
participante deverá contratar, por sua conta, seguro de acidentes pessoais e
saúde abrangendo o período entre sua saída e retorno ao domicílio de origem.
8.
PROCEDIMENTOS NÃO PREVISTOS:
Os membros do Comitê decidirão quanto a
procedimentos não previstos no presente documento.
Arapiraca,19 de maio de 2014.
Eduardo Dewis
Chefe de Campo
III-ACAMPTEC – 3º/AL
REGRAS DE UM ACAMPAMENTO
1-Seja pontual – O atraso irá causar perca de pontos
para a equipe;
2-Será feito as chamadas das equipes em cada
atividade, esteja Presente!!!;
3-Nenhum acampante deve ultrapassar os limites
estabelecidos para o acampamento sem autorização;
4- Cuidar dos objetos pessoais;
5-Usar trajes adequados para cada momento;
6-Durante as atividades, dar o melhor de si e
estimular o melhor dos outros;
7-Evitar todo espírito de competição valorizando a
participação;
8-Respeitar a privacidade dos outros;
9-Não permitir em qualquer situação o surgimento de
discussões e brigas;
10-Estão proibidas brincadeiras de mau gosto...;
11-Respeitar os responsáveis pela ordem e seguir
suas orientações;
12-Zelar pela limpeza e ordem do acampamento com o
objetivo de deixá-lo melhor do que foi recebido;
13-Silêncio após o
horário estabelecido;
14-Siga os preceitos da promessa
e da Lei Escoteira.
PRIVILÉGIOS DE QUEM ACAMPA
· Dormir em barraca.
· Comer uma comida gostosa.
· Escutar as crianças dizerem
que não dormiram por uma série de motivos, sendo que na noite anterior ficaram
até tarde conversando...
· Visão espetacular da natureza.
· A inspiração e a presença de
Deus.
· Cânticos alegres, animados e
bonitos.
· Escutar histórias junto à
fogueira.
· Sentir o calor da fogueira.
· Admirar as faíscas que sobem e
o contraste da fogueira com a noite escura.
· Acordar alguém que já está
dormindo ao final da programação da fogueira.
· Sentir a barraca gelar às 4
horas da manhã.
· Aprender coisas novas.
· Conhecer melhor as pessoas.
· Acampar no alto de um morro e
admirar a paisagem.
· Deslumbrar-se com o amanhecer,
quando é visto um mar de algodão formado pela cerração, com várias ilhas que
são as pontas dos morros.
· Maravilhar-se com o pôr do
sol.
· Emocionar-se com a beleza de
uma noite completamente estrelada.
· Sentir o ar frio da noite.
· Caçar um tal de
"tirisco" e ainda não encontrar "o dito cujo".
· Contar piadas ao redor do
fogo.
· Rir das piadas ao redor da
fogueira.
· Seguir trilhas em meio à
natureza.
· Pelo menos uma noite ir dormir
tarde.
· Escutar apenas o barulho dos
grilos.
· Escutar apenas o silêncio da
natureza.
· Escutar o canto dos pássaros.
· Sair da rotina.
· Evitar o "stress".
· Esquecer um pouco as coisas
artificiais e supérfluas da nossa vida.
· Valorizar o que temos.
· Aprender um pouco mais de
humildade.
· Reafirmar o segredo do
sucesso: a união.
· Extravasar alegria.
· Brincar.
· Sorrir.
· Sorrir.
· Sonhar.
· Ver, ouvir e sentir
coisas novas.
· Sentir o calor do
sol.
· Crescer física,
mental e espiritualmente.
· Aprender valiosas e
importantes lições.
· Valorizar ainda
mais a amizade.
· Relembrar que temos
um Grande Deus!!!
· Esquecer a
televisão e o computador.
· Valorizar as coisas
simples da vida.
· Carregar uma
mochila pesada.
· Chegar em casa e
lembrar que esqueceu algo no acampamento!!!
VESTUÁRIO
UNIFORMES
04- CAMISETAS;
03- CUECAS;
03- SHORTS OU BERMUDA (TKTEL);
04- PARES DE MEIAS;
01- CHINELO
EQUIPAMENTO
01-MOCHILA;
01- BARRACA;
01-SACO DE DORMIR;
01-LANTERNA PEQUENA COM 3 PARES DE PILHAS NOVAS;
01-CAVADOR (ver possibilidade);
01- CINZAL;
01- ENXADA (ver possibilidade)
01- PILHAS SOBRESELENTES;
01- CANETA E PAPEL;
02- SACO PLÁSTICO PARA ROUPAS SUJAS;
01- REPELENTE CONTRA INSETOS;
01- PROTETOR SOLAR;
01- BARBANTE (por patrulha)
HIGIENE
01-
SABONETE
COM SABONETEIRA;
01-PASTA DENTAL PEQUENA E ESCOVA DE DENTE;
01-PENTE OU ESCOVA DE CABELO;
01-TOALHA DE BANHO PEQUENA.
SUGESTÕES PARA A
ALIMENTAÇÃO OU COZINHA
01-PRATO FUNDO DE PLÁSTICO (não descartável)
01-CANECA DE PLÁSTICO (não descartável)
01-UMA COLHER GARFO E FACA (não descartável)
01 -SABÃO EM BARRA
01-PANO DE PRATO ( Individual)
O que é proibido
levar?
Vidros, louças ou qualquer outro tipo de
material que ao quebrar possa provocar ferimentos.
Rádio, Mine-games, brinquedos, walkman,
bichinho virtual, qualquer coisa do gênero. Aproveite a oportunidade do contato
com a natureza fazendo coisas diferentes daquelas que podemos fazer na Cidade.
Balas, chocolates, salgadinhos, biscoito
recheados ou qualquer tipo de quitutes sem uma qualidade nutritiva descontrola
a alimentação e causa distúrbios orgânicos, além disto, podem gerar problemas
de relacionamento e/ou algum desconforto entre os elementos, além de atrair
para a barraca ou local do acampamento, formigas e outros visitantes
indesejáveis.
Não levar produtos
em forma de spray (desodorante, repelente, etc.)
OBS.: O acampamento
vai ser por campo de patrulha é necessário a presença dos Chefes e Escotistas,
junto ao chefe para coordenar sua Tropa é bom que se reúna para discutir os
cargos e as tarefas no campo, para que as patrulhas possa se articular e
desenvolver uma boa atividade.
HORARIO DE
ALIMENTAÇÃO:
SUGERIMOS OS SEGUINTES ALIMENTOS
POR CONTA DAS PATRULHAS:
Dia 24/05/2014 (Sábado)
Manhã - Biscoito, café, suco, manteiga, pão e frutas.
Lanche: .
Tarde - Macarrão, margarina, molho
de tomate, salsicha no molho.
Lanche:
Noite - Macaxeira, Café, suco, biscoito, maça,
laranja,margarina.
Dia 25/05/2014 (Domingo)
Manhã - Cuscuz, ovo, mortadela,
pão e frutas.
Lanche:
Tarde - Arroz c/ Lingüiça(risoto),
farofa de cuscuz e verduras
PROGRAMAÇÃO - III ACAMPTEC
DIA
24 (Sábado)
6:00h- Alvorada- Higiene pessoal;
7:00h- Café da manhã;
7:50h Cerimonial da Bandeira; Hasteamento
9:00h- Ajudar e orientar as Patrulhas sobre a
organização do campo;
10:00h- Treinamento p/ as patrulhas dos jogos
programados;
11:00h- Todos no acampamento treinamento de jogos
noturnos;
12:30h- Almoço;
17:00h- Arreamento da bandeira;
18:30h- Jantar;
19:30 - Preparação p/ fogo de conselho
21:30h – Banho;
22:00h- Apito de recolhimento,
reorganizar o campo e silencio no acampamento;.
DIA 25
(Domingo)
6:00h- Alvorada, higiene pessoal, café da manhã
reforçado;
7:00h- Café da Manhã
7:50h- Hasteamento das Bandeira;
11:00h- Organizar campo de matilha e equipamentos;
13:00h-Recolhimento das bandeiras com todos
cerimonial;
14:35h- Arriamento;
15:00h-Retorno para os nossos lares.
Os acampantes devem levar, todo material necessário para
enfrentar os dias quentes , protetor solar para se proteger dos raios solares e
boné. (LEMBRANDO:
Faz frio p/ noite)
Teremos jogos noturnos.
Obs.: Estamos precisando de sugestões referentes a
esta programação vocês também fazem parte deste evento e podem nos ajudar – O nosso
prazo para definir esta programação é até o dia 21/05/2014 – passando disso não
haverá possibilidade de atualizarmos as informações.
Certo da compreensão de todos e do apoio de alguma
forma estamos gratos por ter pessoas competentes e compromissadas com o
Escotismo de nosso Estado.
Coordenadores do Acampamento:
Mestre Pioneito
Willy Anderson Tel.: 9948-1869 (Tim)
Chefe
Eduardo Tel.: 9999-7353 (Tim)
Chefe
Rudney Tel.: 9328-2310 (Tim)
Coordenador
Adminstrativo:
Chefe
Elinson Tel.: 9912-9902 (Tim)
Chefe
Eduardo Tel.: 9999-7353 (Tim)
Coordenadores
Técnicos:
Chefe
Regina Tel.: 9994-7741 (Tim)
Chefe
Jorge Tel.: 9952-9952 (Tim)
Chefe
Vanda Tel.: 9980-2047 (Tim)
Chefe
Leandro Tel.: 9948-1869 (Tim)
Escotista
Betania Tel.: 9619-3918 (Tim)
Escotista
Viana Tel.: 9965-5611 (Tim)
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