UNIÃO DOS
ESCOTEIROS DO BRASIL
REGIÃO ESCOTEIRA
DE ALAGOAS
XXV ESCOTEIROS
LOCAIS EM OPERAÇÃO (ELO)
XXV ELO NACIONAL
ÁGUA:
O MUNDO QUE QUEREMOS
2013
LISTA DE
COMPONENTES PARA ARRUMAR A MOCHILA
A relação de materiais e equipamentos a seguir,
procura orientar o que levar numa atividade de campo. Lembre-se que um
escoteiro tem de ser capaz de levar sua própria mochila, portanto observe estes
princípios básicos:
Quanto menos peso fica melhor para a sua saúde.
Quanto menos volume melhor ainda.
Todo material deve ser identificado com o seu
nome.
Leve roupa e tênis confortáveis e de
preferência mais velhos.
Na mochila coloque cada item num saco plástico,
cuidado para que as roupas, toalha e coisas macias fiquem no lado que estará em
contato com suas costas e coisas pontiagudas e pesadas no fundo da mochila.
Objetos que serão usados frequentemente devem ser colocados na parte de cima
(material de higiene, prato, caneca, objetos que sempre estará necessitando
utilizar durante as atividades do dia).
O que levar para um acampamento de, 2 dias, vou
ajudar com algumas dicas.
O material listado a seguir é suficiente para
um acampamento de 3 dias (2noites).
Qualquer coisa adicional significa que você
esta desejando levar mais peso e volume, cuidado na hora de organizar a sua
mochila.
INFORMAÇÕES GERAIS E REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO
1. TEMA, DATA e LOCAL
Tema do Acampamento: ÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS
Data
e local: 21 e 22 / dezembro /
2013 – Sítio Gado Bravo – Chácara Ferreiras - Taquarana/AL
Horário: Abertura Oficial, 11h. dia 21/12
(Dependemos da organização e a disponibilidade de chegada dos participantes
para cumprimos este horário definido)
2. A
PROPOSTA EDUCATIVA
A proposta educativa do XXV ELO NACIONAL está
fundamentada nos conceitos básicos do Movimento Escoteiro envolvendo técnicas e
ações educativas voltadas para as conquistas de especialidades, contribuindo na
formação de pessoas comprometidas com a Comunidade e seu meio ambiente, que
assumam responsabilidades na construção de um mundo melhor. Pretendemos que o XXV
ELO REGIONAL, além de ser um ambiente de amizade e integração, seja um espaço
para informar, conscientizar e comprometer os jovens em ações e projetos
concretos que ajudem na construção do mundo que almejamos.
3.
INFRA-ESTRUTURA DISPONIBILIZADA
3.1
Traslado ao Acampamento Regional: é de responsabilidade dos Grupos Escoteiros a chegada e partida do
Acampamento Escoteiro Regional a organização do evento não disponibilizará
qualquer transporte para traslado.
3.2
Abertura do Campo, Recepção e Fechamento do Campo: o campo estará aberto a partir das 7h do dia
21 de dezembro. O Campo deverá estar totalmente desocupado até às 15h do
domingo do dia 22 de dezembro.
3.3 Área de acampamento: o “Campo” estará a cargo de um “Chefe de Campo” e dividido em
Sub-campos por ramo (Lobinho, escoteiro, sênior e pioneiro) que serão dirigidos
por equipes compostas por 2 membros, dos quais 1 será o Chefe de Sub-campo e 1
seu Assistente.
3.4
Tropas: cada Tropa terá uma
onde deverão se instalar as 3 patrulhas e os 4 Escotistas, sendo um deles o
Chefe da Tropa. (Vamos avaliar as condições do local e veremos a organização e
a distribuição do campo)
3.5
Atendimento Médico: a organização
do XXV ELO REGIONAL manterá uma equipe de primeiros socorros, na área de
acampamento, para atendimentos de urgência. Casos que necessitem outro tipo de
atendimento serão encaminhados à rede hospitalar. Os participantes filiados a
planos de saúde ou com seguro-saúde devem levar suas credenciais.
3.6
Centro Comercial: no XXV ELO
REGIONAL funcionará um centro comercial que estará disponibilizando serviços
tais como: Loja Escoteira.
4.
NORMAS DE ACAMPAMENTO
4.1
Identificação e circulação:
durante todo o evento o participante deverá utilizar a credencial escoteira
para identificação e circular somente dentro das áreas delimitadas.
4.2
Normas da UEB
4.2.1
Atitudes e Comportamento: O XXV
ELO REGIONAL é um local de encontro, intercâmbio e amizade, o marco de valores
propostos na Lei e Promessa Escoteira. Caso não se respeite as normas ou
instruções apresentadas pela Comissão Organizadora, será verificada, junto ao
responsável pela Delegação, a medida apropriada a ser adotada, podendo,
inclusive, culminar na exclusão do participante, do XXV ELO REGIONAL. Na
hipótese de exclusão de um “jovem”, um adulto da delegação acompanhará o mesmo
de volta à sua cidade de origem onde será entregue aos responsáveis legais. O
Jovem e/ou seu responsável legal respondem pelo pagamento de todas as despesas
decorrentes de tal situação tanto relativas ao “jovem” quanto às do adulto que
saiu do XXV ELO REGIONAL para acompanhá-lo.
4.2.2
Apresentação pessoal: nas
cerimônias oficiais de abertura e encerramento deverá ser utilizado o uniforme
ou traje escoteiro constante no P.O.R.
4.3.3
Relações interpessoais: não
são permitidas atitudes, ações ou atividades que afetem a integridade dos
participantes, sejam físicas, psíquicas, morais ou sua estabilidade emocional.
Homens e mulheres devem manifestar respeito mútuo e não demonstrar publicamente
atitudes próprias da intimidade.
4.2.4 Objetos de valor: a Organização do Evento não é responsável pela
guarda dos bens materiais dos participantes, portanto aconselhamos aos mesmos
que identifiquem seus pertences e que os jovens
deixem objetos de valor sob responsabilidade dos adultos que os acompanham. A
organização do evento é responsável pela “segurança pessoal” dos participantes
dentro da área destinada à realização do evento.
4.2.5
Danos e prejuízos: os
participantes serão responsabilizados diretamente por eventuais danos e/ou prejuízos
materiais causados à propriedade de terceiros por atos ou atitudes indevidas.
4.2.6
Furto ou roubo: é causa para
exclusão do XXV ELO REGIONAL.
4.2.7
Cumprimento de horários: o
cumprimento de horários é uma condição básica, particularmente nos casos em que
sejam necessários traslados para fora da área do XXV ELO REGIONAL. Para se
assegurar o descanso necessário, deverá ser feito silêncio no período de 10h as
06h00.
4.2.8
Consumo: Será expressamente
proibido consumo de drogas lícitas ou ilícitas em todas as áreas utilizadas
pelo evento, salvo medicamentos de uso constante, com a apresentação da
autorização médica.
4.2.9
Posse e consumo de drogas: a
posse e/ou consumo de drogas é penalizada por lei nacional.
Qualquer participante que seja surpreendido com
drogas, consumindo ou facilitando a outros, será excluído do XXV ELO REGIONAL e
encaminhado às autoridades competentes.
4.2.10
Armas: aos participantes não é
permitido o porte ou mesmo uso de qualquer tipo de arma, bem como de
apontadores ou iluminadores a base de “Raio Laser”. O uso de faca e facão será
limitado à necessidade de atividades específicas.
4.2.11
Fogueiras e iluminação:
somente será permitido acender fogueiras em locais determinados para tal. A
iluminação das áreas de acampamento poderá ser feita mediante a utilização de
lampiões, preferencialmente com pilha ou bateria.
4.2.12
Saídas da área de acampamento:
a permanência na área de acampamento e/ou de atividades será obrigatória
durante todo o XXV ELO REGIONAL. Salvo em situações de urgência, as saídas não
previstas na Programação do XXV ELO REGIONAL deverão ser autorizadas pela
Chefia de Subcampo ou pelo coordenador, em conjunto com o Chefe da Delegação de
Grupo. No caso de “jovem” deverá haver também a concordância do responsável que
o acompanha no evento.
4.2.13 Segurança: no interior do XXV ELO REGIONAL é missão da
Equipe de Segurança integrada por voluntários escoteiros, cuja principal
responsabilidade é velarpelo cumprimento das normas do evento, para o
que se deve prestar plena cooperação. Seus integrantes estarão devidamente
identificados.
4.2.14
Visitas: somente pessoas
expressamente autorizadas pela Comissão Organizadora podem visitar o XXV ELO
REGIONAL. Visitas de pais, familiares ou amigos poderão ocorrer em dias e
horários que serão estabelecidos para tal.
4.2.15
Comércio: somente será
permitido comércio mediante autorização expressa da Comissão Organizadora do XXV
ELO REGIONAL.
5.
PARTICIPAÇÃO
5.1
Responsabilidade, Coordenação e Organização do evento: a responsabilidade pela realização e
organização do evento é da União dos Escoteiros do Brasil através da Diretoria
Regional de Alagoas. O evento é coordenado por um Comitê, composto pelos
membros da Diretoria Regional de Alagoas e Diretores e Chefes dos Grupos
Escoteiros participantes.
5.2
Coordenação Local: cada
Diretoria de Grupo Escoteiro designará um responsável que será o elo com a
organização do XXV ELO REGIONAL e ao qual caberá repassar informações do XXV
ELO REGIONAL ao Grupos Escoteiro, organizar a montagem das patrulhas e tropas e
outras funções que lhe for atribuída.
5.3
Participantes: o XXV ELO
REGIONAL é destinado a membros de Associações Escoteiras Locais, reconhecidas
pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro.
Jovem - Patrulhas, tropas e subcampos serão por Ramo
– Lobinho, Escoteiro, Sênior, Guia ou
Pioneiro e pioneira - de acordo com as idades dos jovens.
Escotista - A participação no evento como “Escotista” é
possível para nascidos antes de 12/09/1991 e sua inscrição está condicionada a
existência de inscrições de jovens em seu Grupo/Distrito/Setor/Polo para formar
uma patrulha com nove jovens que estará sob sua responsabilidade.
Equipe
de Serviço - STAFF - A
participação no evento como membro da “Equipe de Serviço – STAFF” é possível
para nascidos antes de 12/09/1994 e está condicionada a necessidade de pessoal
e perfil para a função.
6.
INSCRIÇÃO
6.1
Inscrição: a participação de
associados da UEB, devidamente autorizados, se dará exclusivamente através de inscrição
e pagamento junto ao 6º/AL.
Situações específicas:
·
Jovens:
·
Devem estar
vinculados a uma patrulha e seção.
·
Até o dia
17 de dezembro de 2013 poderão indicar um Grupo Escoteiro com o qual queiram
participar em uma Patrulha, caso o Grupo ao qual pertençam não tenha vagas em
patrulhas e/ou não tenha conseguido formar uma patrulha para participar do
evento. A indicação do Grupo é meramente informativa, não implicando na
obrigatoriedade de aceitação pela Organização.
·
Escotistas:
·
Que tenham
função de Escotista especificada no SIGUE
·
Equipe de
Serviço:
·
Pioneiros,
Escotistas ou Dirigentes.
·
Poderão
especificar até 3 (três) funções na Equipe de Serviço
·
O Grupo
Escoteiro poderá autorizar a inscrição de participante desde que:
·
O
participante seja membro ativo no Movimento com registro institucional, em
2012, referente ao ano de 2013.
7.3 Envio de Autorização de Participação e
Inscrição de Patrulhas e outros documentos:
Autorização de Participação e inscrição de Patrulha (original) com todas
as assinaturas e outras correspondências devem ser enviadas para:
·
Pedimos
que as fichas sejam enviadas também para o Secretário do evento, Jorge Luis
Lemos da Rocha, (até dia 17 de dezembro de 2013) através do e-mail:
jorgeluiscout@gmail.com
7.8 Composição de Patrulhas e Tropas: os Coordenadores de Grupo deverão apresentar a
composição das patrulhas e tropas até o dia 17 de dezembro de 2013. A
Secretaria do Evento manterá a disposição dos Coordenadores de Grupo as
informações necessárias visando facilitar o trabalho.
7.9 Transporte: considerando a existência de diversas opções de
deslocamento para o XXV ELO REGIONAL, o 6º/AL não indicará umaAgência de Transporte “oficial” para o evento.
Ficará a critério do participante, isoladamente ou em conjunto com outros,
definir o melhor meio e forma de transporte para o XXV ELO REGIONAL.
7.10
Uso de imagem: o participante
cede seu direito de imagem para a UEB.
7.11
Seguro de Viagem/Saúde: Todo
participante deverá contratar, por sua conta, seguro de acidentes pessoais e
saúde abrangendo o período entre sua saída e retorno ao domicílio de origem.
8.
PROCEDIMENTOS NÃO PREVISTOS:
Os membros do Comitê decidirão quanto a
procedimentos não previstos no presente documento.
Arapiraca,18 de novembro de 2013.
Chefe Carlos Emanuel-Dirigente/6ºAL
Chefe de Campo
XXV ELO REGIONAL
REGRAS DE UM
ACAMPAMENTO
1-Seja pontual – O atraso irá causar perca de pontos
para a equipe;
2-Será feito as chamadas das equipes em cada
atividade, esteja Presente!!!;
3-Nenhum acampante deve ultrapassar os limites
estabelecidos para o acampamento sem autorização;
4- Cuidar dos objetos pessoais;
5-Usar trajes adequados para cada momento;
6-Durante as atividades, dar o melhor de si e
estimular o melhor dos outros;
7-Evitar todo espírito de competição valorizando a
participação;
8-Respeitar a privacidade dos outros;
9-Não permitir em qualquer situação o surgimento de
discussões e brigas;
10-Estão proibidas brincadeiras de mau gosto...;
11-Respeitar os responsáveis pela ordem e seguir
suas orientações;
12-Zelar pela limpeza e ordem do acampamento com o
objetivo de deixá-lo melhor do que foi recebido;
13-Silêncio após o
horário estabelecido;
14-Siga os preceitos da promessa
e da Lei Escoteira.
PRIVILÉGIOS DE QUEM ACAMPA
· Dormir em barraca.
· Comer uma comida gostosa.
· Escutar as crianças dizerem
que não dormiram por uma série de motivos, sendo que na noite anterior ficaram
até tarde conversando...
· Visão espetacular da natureza.
· A inspiração e a presença de
Deus.
· Cânticos alegres, animados e
bonitos.
· Escutar histórias junto à
fogueira.
· Sentir o calor da fogueira.
· Admirar as faíscas que sobem e
o contraste da fogueira com a noite escura.
· Acordar alguém que já está
dormindo ao final da programação da fogueira.
· Sentir a barraca gelar às 4
horas da manhã.
· Aprender coisas novas.
· Conhecer melhor as pessoas.
· Acampar no alto de um morro e
admirar a paisagem.
· Deslumbrar-se com o amanhecer,
quando é visto um mar de algodão formado pela cerração, com várias ilhas que
são as pontas dos morros.
· Maravilhar-se com o pôr do
sol.
· Emocionar-se com a beleza de
uma noite completamente estrelada.
· Sentir o ar frio da noite.
· Caçar um tal de
"tirisco" e ainda não encontrar "o dito cujo".
· Contar piadas ao redor do
fogo.
· Rir das piadas ao redor da
fogueira.
· Seguir trilhas em meio à
natureza.
· Pelo menos uma noite ir dormir
tarde.
· Escutar apenas o barulho dos
grilos.
· Escutar apenas o silêncio da
natureza.
· Escutar o canto dos pássaros.
· Sair da rotina.
· Evitar o "stress".
· Esquecer um pouco as coisas
artificiais e supérfluas da nossa vida.
· Valorizar o que temos.
· Aprender um pouco mais de
humildade.
· Reafirmar o segredo do
sucesso: a união.
· Extravasar alegria.
· Brincar.
· Sorrir.
· Sorrir.
· Sonhar.
· Ver, ouvir e sentir
coisas novas.
· Sentir o calor do
sol.
· Crescer física,
mental e espiritualmente.
· Aprender valiosas e
importantes lições.
· Valorizar ainda
mais a amizade.
· Relembrar que temos
um Grande Deus!!!
· Esquecer a
televisão e o computador.
· Valorizar as coisas
simples da vida.
· Carregar uma
mochila pesada.
· Chegar em casa e
lembrar que esqueceu algo no acampamento!!!
O que é proibido
levar?
Vidros, louças ou qualquer outro tipo de
material que ao quebrar possa provocar ferimentos.
Rádio, Mine-games, brinquedos, walkman,
bichinho virtual, qualquer coisa do gênero. Aproveite a oportunidade do contato
com a natureza fazendo coisas diferentes daquelas que podemos fazer na Cidade.
Balas, chocolates, salgadinhos, biscoito
recheados ou qualquer tipo de quitutes sem uma qualidade nutritiva descontrola
a alimentação e causa distúrbios orgânicos, além disto, podem gerar problemas
de relacionamento e/ou algum desconforto entre os elementos, além de atrair
para a barraca ou local do acampamento, formigas e outros visitantes
indesejáveis.
Não levar produtos
em forma de spray (desodorante, repelente, etc.)
OBS.: O acampamento
vai ser por campo de patrulha é necessário a presença dos Chefes e Escotistas,
junto ao chefe para coordenar sua Tropa é bom que se reúna para discutir os
cargos e as tarefas no campo, para que as patrulhas possa se articular e
desenvolver uma boa atividade.
HORARIO DE
ALIMENTAÇÃO:
O valor da inscrição custa R10,00
(dez reais) e vai incluir nos três dias 3-cafés, 3-janta e 3-almoço:
Apenas apresentamos uma sugestão
para os organizadores da cozinha do acampamento:
Dia 21/12/2013 (Sábado)
Manhã - Cuscuz, ovo, mortadela,
pão e frutas.
Lanche: Pão com manteiga.
Tarde - Arroz c/ Lingüiça(risoto),
farofa de cuscuz e verduras
Noite - Batata, Café, suco,
biscoito, maça, laranja,margarina.
Dia 22/12/2013 (Domingo)
Manhã - Cuscuz,
ovo, pão e frutas.
Lanche: Melancia.
Tarde - Arroz c/ carne, farofa de cuscuz
e verduras
PROGRAMAÇÃO - XXV ELO REGIONAL
DIA
21 (Sábado)
6:00h- Alvorada- Higiene pessoal;
7:00h- Café da manhã;
7:50h
Cerimonial da Bandeira; Hasteamento
9:00h- Ajudar e orientar as Patrulhas sobre a
organização do campo;
10:00h- Treinamento p/ as patrulhas dos jogos
programados sobre o tema do ELO;
11:00h- Todos no acampamento treinamento de jogos
noturnos;
12:30h- Almoço;
17:00h- Arreamento da bandeira;
18:30h- Jantar;
19:30 - Preparação p/ fogo de conselho
21:30h – Banho;
22:00h- Apito de recolhimento,
reorganizar o campo e silencio no acampamento;.
DIA 22 (Domingo)
6:00h- Alvorada, higiene pessoal, café da manhã
reforçado;
7:00h- Café da Manhã
7:50h- Hasteamento das Bandeira;
11:00h- Organizar campo de matilha e equipamentos;
13:00h-Recolhimento das bandeiras com todos
cerimonial;
14:35h- Arriamento;
15:00h-Retorno para os nossos lares.
Os acampantes devem levar, todo material necessário para
enfrentar os dias quentes , protetor solar para se proteger dos raios solares e
boné. (LEMBRANDO: Faz frio p/ noite)
Teremos jogos noturnos.
Certo da compreensão de todos e do apoio de alguma
forma estamos gratos por ter pessoas competentes e compromissadas com o
Escotismo de nosso Estado.
Coordenadores do Acampamento:
Chefe Carlos Emanuel / Reg.: 634690 -1–
Dirigente/6ºAL
Tel.:
-
( 82 ) 8140-9452 (Vivo)
Chefe Eduardo / Reg.: 94033 -0– Dirigente/3ºAL Tel.:
9999-7353 (Tim)
Chefe Nathalia /Reg.: 637208-2 –
Dirigente/6ºAL
Tel.: (82)
9928-8162- (Tim)
Coordenador
Adminstrativo:
Chefe Elinson /Reg.: 341642 -9 -Diretor-UEB/AL Tel.: 9912-9902 (Tim)
Chefe Oliveira / Reg.: 499865-0 -Dirigente-3ºAL Tel.: 9927-0147 (Tim)
Coordenadores
Técnicos:
Chefe Regina / Reg.: 174005-9 - Chefe-3º/AL
Tel.: 9994-7741 (Tim)
Chefe Jorge / Reg.: 455661-5 - Comissão Fiscal-UEB/AL
Tel.:
9952-9952 (Tim)
Chefe Mauricio / Reg.: 566640-9– Diretor -UEB/AL
-
Tel.:
(82) 9902-6141 (Tim)
ANEXOS
Espaço para
refeições.
Ambiente arborizado.
Piscina.
Ambiente para
alojamento.
Área para montar as
barracas.
Área para montar as
barracas.
Em frente ao
local temos um campo de futebol.
Mata fechada.
Cozinha.
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